O que dizer do Festival Consciência Hip Hop?

Por Ederson Deka
Fotos: Izis Filipaldi



O que seria do ser humano sem a Cultura? Aquela mistura que envolve e faz muitos flutuar no seu universo paralelo? Um universo paralelo, com mistura de cores, pessoas e tamanhos: Foi isso que aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, o Festival Consciência Hip Hop, o maior evento de Hip Hop do Centro Oeste, que aconteceu no Centro Esportivo e Cultural CUFA, o maior evento de Hip Hop do Centro Oeste.

Para muitos que passaram pelo local, foi uma das estruturas e organizações mais bem realizadas nos últimos tempo. “Uma tremenda estrutura, som excelente e shows incríveis. Essa é uma das oportunidades das pessoas do nosso bairro olhar para o Hip Hop e perceber que ele é uma Cultura que movimenta e encanta”, destacou o rapper e morador do bairro São João Del Rey MC Baixinho do Facção ZS.

Dentre todos os colaboradores na cobertura do Festival Consciência Hip Hop, tivemos um que foi diferente. Falamos do rapper e locutor da Radio na web Radiação Global, Mano Careca. Ele que dividiu seu tempo na sua apresentação no dia 19 e em entrevistas com pessoas que passaram pela o evento e os artistas que se apresentaram.




“Para mim foi uma experiência diferente, pois além de cantar no evento pude conhecer e bater um papo com outros artistas e divulgá-los na rádio onde sou apresentador. Gostei muito desta experiência”, disse Careca.

Diante de tais argumentos, descrever o que foi ver subir ao palco no dia 19, a simplicidade de Mano Careca, a força e o carisma do ritmo do grupo Naipe Black, o poder ritmático, poético e forte do rapper Linha Dura e a clareza das palavras rimadas de Kamau, atravessando a mente e o coração do público significa que os titãs estão vivos.

Não esquecendo que o dia 20, que também foi da Consciência Negra, transitaram, ou melhor, flutuaram no palco os meninos do grupo de rap ”A Comissão”, nascido no Projeto Consciência Hip Hop, e tem como um dos integrantes André33, ex-interno do Pomeri, e que conheceu o projeto quando estava em processo de reclusão.




Do que dizer dos jovens e adolescentes do grupo de dança Favela Crew? Eles também integra o Projeto Consciência Hip Hop. Mães, pais, irmão e amigos saíram de suas casas e foram assistir o êxito de dedicação diária de ensaios, esses registravam com fotos, sorrisos, olhares e carinho um trabalho que apenas está começando.

O grupo de rap Manos de Responsa de Uberlândia deixou seu tempero mineiro regrado a uma musicalidade onde o amor e a reflexão com os problemas sociais são a temática. Mano Cezza do bairro Tijucal em Cuiabá trouxe a identidade local com seu estilo agressivo e poemático, estilo típico “da ponte pra cá”.

O ritmo Ragga de Arcanjo Ras, abalou, mexeu, desestruturou a região do Osmar Cabral, ninguém conseguiu ficar parado. Sua proposta era alucinante sem pausa, sem fôlego e acima de tudo, envolvente. Ele é um dos principais artistas desse estilo musical.




Com uma estrutura jamais vista nesta região, artistas simetricamente preparados o Festival Consciência Hip Hop 2010 com a temática “A Cultura que Mistura”, foi conciso,coerente e afinado com sua proposta da diversidade cultural.

Nenhum comentário: