Centro Esportivo Cultural da CUFA MT é inaugurado com festa

Com a presença do Prefeito da Capital, moradores do Bairro São João Del Rey, além de artistas que estão na Programação do Festival Consciência Hip Hop

Por Neusa Baptista

Decerramento da Placa: 1ª Dama Adriana Bussik, Prefeito Wilson Santos e Linha Dura, coordenador da CUFA MT


B.boys, B,girls, rappers, grafiteiros, entre outros amantes e profissionais da Cultura Hip Hop de todo o Estado estão reunidos hoje e amanhã na quinta edição do Festival Consciência Hip Hop, que acontece no Centro Esportivo e Cultural da Central Única das Favelas (CUFA-MT), no bairro São João Del Rey, em Cuiabá.

O Centro, que conta com quadra de esportes, salas para realização de oficinas e área de lazer, e foi inaugurado na manhã de hoje com a presença do prefeito Wilson Santos e membros de seu staff, além de representantes de movimentos sociais e lideranças dos bairros adjacentes.

Durante todo o dia, a festa segue com uma programação cultural e esportiva gratuita de shows, debates, palestras, batalhas de break e intervenções de graffitti. Em sua fala de abertura, o prefeito ressaltou a parceria entre a CUFA-MT e a Prefeitura Municipal, destacando a importância e a seriedade da entidade, que, segundo ele, soube dialogar com vários parceiros em prol de um projeto social. A parceria com a CUFA-MT só tem nos dado alegria. Se hoje Cuiabá está recebendo esta obra é graças a uma entidade que sabe se relacionar desde o presidente da República até o cidadão mais humilde”, disse ele, ressaltando o trabalho realizado pela CUFA-MT em prol do desenvolvimento da autoestima da população negra.


Abertura da Cerimônia de Lançamento do CECC

O prefeito ressaltou que torce para que o rapper MV Bill (um dos fundadores da CUFA no Rio de Janeiro) se torne senador, pois “representaria uma maioria” que hoje não é representada nos espaços de poder. Ele elogiou as parcerias com o terceiro setor, segundo ele mais baratas, mais fáceis e rápidas do que os trâmites do poder público. “Com as Oscips e Ongs sabemos que a coisa acontece mesmo”, opinou.


Cerca de 60 jovens de Barra do Garças, Sinop, Rondonópolis, Peixoto de Azevedo e Primavera do Leste participam do evento. Em comum, eles têm na cultura hip hop sua forma de expressão, e representam grupos de dança, graffitti, ou são MCs e DJs em suas cidades.

O coordenador estadual da CUFA-MT, Paulo Ávila, o Linha Dura, destacou o papel da entidade, que é o empoderamento dos jovens. Principalmente os de pele escura, que são os que mais sofrem”. Segundo Linha Dura, a entidade já se reuniu com todos os presidentes de bairro da região do São João Del Rey, que será atendida com as atividades do Centro Esportivo e Cultural, e a expectativa da comunidade é grande. “Muitas vidas vão melhorar com as atividades realizadas aqui”, disse ele.


Chico Galindo, sub prefeita Lourdes e a 1ª dama

As oficinas e atividades culturais que serão oferecidas no Centro Esportivo Cultural vão beneficiar cerca de 40 mil moradores dos bairros São João Del Rey, Novo Milênio, Vila Nova, Osmar Cabral, Liberdade, Jardim Fortaleza e Manduri. “Vai ser muito importante ter este centro aqui, os cursos que serão dados. Somos carentes destas atividades, vários destes bairros não têm sequer centro comunitário. Por este motivo, os cursos que estão destinados para cá não vêm. Agora com este espaço, tudo isso vai mudar’’, comentou o presidente do bairro São João Del Rey, Luis Pereira, o Ginho.

O presidente do bairro Osmar Cabral, Clementino Gomes, o Gasolina, vê com esperança a existência de um novo espaço de lazer e esportes, que, segundo ele, servirá para tirar as crianças do risco de envolvimento com crimes. “Temos muitas crianças pequenas que precisam de apoio, de ocupação. Será também uma forma de ocupar as mulheres e as mães destas crianças, com por exemplo, os cursos de tranças. Com o tempo, muitas delas poderão até abrir seu próprio salão. Por que não?”.

Moradores dos bairros adjacentes também compareceram à abertura do evento. As donas de casa Regina Marta da Silva, de 40 anos, e Raquel Maria dos Santos, de 35, levaram os filhos para participar das atividades. “E um espaço muito legal, uma boa iniciativa. Terá alguma coisa para os jovens se ocuparem. Tenho um filho de 7 anos que estuda de manhã e me preocupo por não ter atividades para ele fazer à tarde”, comentou Raquel.


A professora Janete, prestigiando a cerimônia

Além do prefeito Wilson Santos, também compareceram ao evento o vice-prefeito, Chico Galindo; a diretora da Fundetec Rita Gomes Bezerra Casseb; o secretário municipal de comunicação, Flávio Garcia; a presidente do IPDU, Adriana Bussiki; o secretário municipal de trabalho e desenvolvimento econômico, Ivo da Silva; o sub-prefeito da Regional Oeste, Oscar Amélito; o presidente da UCAMB, Valmir Cardoso; o secretário municipal de cultura, Adevair Cabral; o secretário adjunto de esporte e cidadania Edmundo Lucas; o assessor da Agecopa, Luis Tamba; o secretário adjunto de educação, Permínio Pinto; o senador Osvaldo Sobrinho; o coordenador da Secretaria Municipal de Juventude, Aislan Galvão, e a assessora especial do prefeito, professora Janete Carvalho.

A programação da quinta edição do Festival Consciência Hip Hop segue até amanhã (6).

Nenhum comentário: