Rondonópolis celebrou movimento hip hop em prévia


imagem de um dos eventos da CUFA


Oficinas, jogos, batalhas de break e shows animaram a produção hip hop no município

por Marielle Ramires
da Assessoria





A cultura urbana em Mato Grosso já se apresenta com fortes raízes em vários municípios por onde a Central Única das Favelas passa. Para quem imaginava que um dos principais estados motrizes do agronegócio do país era solo de uma movimentação artística confinada ao bucolismo, mal sabe que de Djs, BBoys, Grafiteiros e MC’s o estado está cheio.

O mapa do Hip Hop em MT passa por municípios diversos. Primavera do Leste, Barra do Garças, Rondonópolis, muitas são as cidades que se movimentam em torno desta cena urbana. Em Rondonópolis, no dia 28 de outubro, quando a terceira prévia do Festival Consciência Hip Hop foi realizado pela Cufa Cuiabá, este diagnóstico ficou bem evidente.

Mesmo sem uma Cufa no município, símbolo máximo da articulação do segmento no estado, a produção evidenciou a demanda no que tange à manifestação artística no município.


Formação, circulação, produção e consumo são os motes do evento, que tem na programação, oficinas, batalhas de break e shows.

Programação - Em Rondonópolis, as oficinas, com foco nos quatro elementos do hip hop, DJs, Break, Grafite e de MC, tiveram início às 14h, e reuniram em média 20 participantes. A faixa etária do público presente foi variada, atraiu desde crianças a jovens querendo se aperfeiçoar em umm desses quatro elementos, até mesmo, adultos podiam ser vistos meio ao público curioso a experimentar tal arte.

Em uma das oficinas, o DJ Taba explicou a técnica da discotecagem. No grupo do grafitti, o grafiteiro Patrick falou sobre a arte do spay, sua legislação, o belo e o feio na arte. Na de break, o metro quadrado mais concorrido da prévia, o Bboy Dentinho, de Primavera do Leste, demonstrou as técnicas básicas da dança conforme ritmos melódicos, e ainda houve muitos que se dedicassem às quadras de basquete, que é uma das principais atividades na agenda de trabalhos da Cufa Cuiabá.

Depois dos workshops, uma batalha de break animou a tarde das prévias, sucedida pelos shows do grupos rondonopolitanos Monstro, Profetas de Cristo, e do Mc Dé e Denaldi, de Primavera. Nessa hora, pelo menos uma duzentas pessoas ilustravam a quadra da Secretaria Municipal de Cultura de Rondonópolis, uma espécie de centro de convivência ás margens do rio vermelho.

Próxima prévia - Para dar seqüência as atividades do Festival Consciência Hip Hop, que acontece nos dias 10 e 11 de novembro em Cuiabá, a ultima prévia acontecerá em Sinop, neste sábado.

Nenhum comentário: