Oficinas do Projeto Consciência Hip Hop completam 1 mês

Região do Osmar Cabral respira oportunidade com ferramentas da Economia Criativa

Por Ederson Déka

Edimar Fernandes atendo na oficina de Produção Musical




“Sempre tive o interesse em aprender trabalhar com Produção Musical, pois sou músico, mas infelizmente em Cuiabá não existe cursos nesta área, quando fiquei sabendo desta oficina fiz minha inscrição rapidamente. Na oficina recebi a informação que o mercado está necessitando de profissionais nesta área é mais uma oportunidade de trabalho surgindo, disse Edimar Fernandes (29)”, morador do bairro Osmar Cabral.


São depoimentos como este que estimulam a Central Única das Favelas de Cuiabá (CUFA Cuiabá) no desenvolvimento do Projeto Consciência Hip Hop, que está acontecendo no CECC (Centro Esportivo e Cultural CUFA) bairro São João Del Rei, oferecendo oficinas de Produção Musical, Street Dance, DJ e Grafite.



Olhando de perto


As oficinas completam nesta semana 1 (um ) mês de trabalhos,todas elas estão recebendo um acompanhamento pedagógico que consiste: Planejamento ,planos de aula e relatórios diário,estes entregues a equipe responsável.

“Todos os atendidos pelas oficinas estão recebendo camisetas patrocinadas pelo Instituto Canopus, isso é uma forma de identificação para a própria comunidade e família perceberem que o projeto é sério e busca novas perspectivas para a região”, disse Karina Santiago, coordenadora da CUFA Cuiabá.



As oficinas



Produção Musical e DJ: Proximidades


Cada oficina possui suas particularidades, algumas com viés profissionalizante, como é o caso das oficinas de Produção Musical e DJ. Sabemos que Cuiabá é uma cidade repleta de intervenções culturais e artísticas, e todas estas necessitam de profissionais que cuidem da técnica e outros do entretenimento, por isso a oferta destas oficinas. Tudo isso faz parte da plataforma de Economia Criativa, uma das fortes ferramentas de geração de emprego e renda na atualidade.


Grafite e Street Dance: Arte Urbana


Outro desafio do Projeto é apresentar o grafite e a dança (Street Dance) como alternativas profissionais, pois os grafiteiros, em sua maioria, se tornam designer gráfico, artistas plásticos ou ganham a vida se dedicando ao grafite. Já dança, no Brasil, infelizmente é um mercado restrito a poucos profissionais, ou seja, se limitando as academias de dança, que não são muitas, formando pessoas que ocupam o reduzido espaço de trabalho.




O Projeto

O Projeto Consciência Hip Hop foi apreciado e aprovado pelo Edital do Programa Mais Cultura de Apoio a Micropojetos voltado para municípios integrantes da Amazônia Legal e é executado em conjunto pela Secretaria de Articulação Institucional (SAL/Minc) e a Fundação Nacional das Artes (Funarte/Minc),com parceria do Banco da Amazônia (BASA) e Governo Estadual de Mato Grosso,que beneficiará jovens entre 17 e 29 anos.

Venha conhecer as oficinas do Projeto Consciência Hip Hop.

Mais informações:9236 9763 / 9245 2291 / 8428 1412


Nenhum comentário: