Prêmio Consciência Hip Hop Homenageia Gog

Rapper completa 25 anos de carreira lançando livro, projeto e turnês no Exterior.



A primeira edição do Prêmio Consciência Hip Hop – Movimentos do Cerrado, homenageia o rapper de Sobradinho (DF), Genival Oliveira Gonçalves, o GOG, pelos seus 25 anos de carreira e todo o trabalho no Movimento Hip Hop Brasileiro. O Prêmio é dedicado a artistas e produtores da Região centro Oeste, como uma forma de estímulo a estes que estão no cenário "Fora do Eixo", longe dos olhares midiáticos, mas que ainda assim, valorizam e estimulam a produção Cultural da região. Então, nada mais justo do que homenagear o Grande Poeta do Rap Nacional.

Gog começou a cantar em 1977 nos bares de Soul em Brasília, época em que o Hip Hop era extremamente marginalizado no Brasil. Na década de 80, quando o Break chega ao Brasil, Gog torna-se um dos percussores da dança no país, compondo a primeira geração de B.Boys. Na década de 90 já como rapper e militante do Movimento Hip Hop, Gog começa a fazer conatos com rappers de outros lugares, tornando-se cada vez mais conhecido e querido na cena Hip Hop e se consagrando como o Grande Poeta do Rap Nacional. Gog lançou o primeiro selo independente de Hip Hop, o "Só Balanço".

"Não tem como não homenagear o Gog, tanto pelo seu trabalho artístico que é de excelente qualidade, quanto pela sua correria a favor do Hip Hop. Gog é o cara que mais divulgou a cultura do cerrado, por onde passou", comenta Linha Dura, coordenador do Festival Consciência Hip Hop, organizador do Prêmio e coordenador da Cufa – Central Única das Favelas em Mato Grosso.




Sobre a homenagem, Gog comenta: "Dê-me rosas enquanto ainda estou vivo, porque quando morto, não sentirei o seu perfume". Segundo ele, o Hip Hop no Brasil esta engatinhando, mas se sente feliz por fazer parte dessa parte da história do Brasil.

O grande rapper do Cerrado tem forte ligação com os movimentos sociais de emancipação. Além do Movimento Hip Hop, ele tem ligação com o Movimento do Passe Livre, Movimento dos Sem Teto e também ao MST – Movimento dos Sem Terra. "O movimento social é piada, quando feito sem formação e conscientização dos envolvidos" revela Gog.

Mais atuante do que nunca, aos 43 anos, o rapper prepara para o lançamento de seu livro "A rima denuncia", que será lançado em 2009, pela Editora Global (DF), onde conta sua historia enquanto artista e militante e histórias dos bastidores na cena hip hop, além de 80 composições de sua autoria. Também no ano que vem, ele inicia a turnê do seu Dvd "Cartão Postal Bomba" pelo Brasil, passando também pela África, Japão (09 shows marcados), e Madagascar além de operacionalização dos Projetos ComVida e o Prêmio Hip Hop, este em parceria com o Ministério da Cultura.
A Premiação acontece no Festival Consciência Hip Hop, nos dia 20 e 21 de Dezembro, em Cuiabá – MT. São dez categorias e em cada uma delas são três indicados, onde somente artistas e produtores da Região Centro Oeste estão habilitados a participar.

Nenhum comentário: