Um curso de Audiovisual será ministrado durante o 3º Festival ConsciênciaHip Hop. Entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, 40 pessoas terão aoportunidade de aprender sobre a arte cinematográfica em aulas teóricas epráticas, realizadas no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Misc.
Serão formadas duas turmas de 20 pessoas, divididas entre o períodovespertino e noturno. Ao todo serão cerca de 40 horas de aula para cadaturma. Os professores, Carlos Barros e Thiago Conceição, são integrantes daCufa-Audiovisual do Rio de Janeiro e as matérias aplicadas serão: Introduçãoao Audiovisual, Documentário, Ficcção, Clipes e Institucionais, comexibições de filmes, debates e aulas práticas. Todos os dias haverá manuseiode câmera, relacionado ao assunto da aula.
O curso de Audiovisual começa no dia 30 de agosto. As inscrições, gratuitase limitadas, podem ser feitas no escritório do Festival, no Clube Feminino,Avenida Barão de Melgaço. Outras Informações: 3023-6026.*O AUDIOVISUAL DA CUFA -* A CUFA possui um núcleo de audiovisual,concentrado na base da Cidade de Deus, que reúne uma gama de diretores,produtores e roteiristas, na maioria, formados pela própria instituição,responsáveis pela realização de filmes, vídeos e peças audiovisuais.
Em paralelo ao núcleo, acontece o curso de audiovisual, um dos maiores emais reconhecidos projetos da CUFA, que há seis anos capacita jovens para omercado de trabalho, através de aulas teóricas e práticas de técnicas decinema e palestras relacionadas ao campo do audiovisual.
O projeto, que hoje conta com 80 alunos, visa estimular o potencial técnico,artístico e empreendedor dos jovens, que passam a utilizar a câmera e osdemais equipamentos da tecnologia audiovisual como instrumento de expressãoe reflexão crítica.
O objetivo é proporcionar os subsídios necessários para que os jovensdesenvolvam uma linguagem própria, pautada pela diversidade, qualidade einovação. O aprendizado que nossos alunos têm durante o processo educativopossibilita a construção de todo o conteúdo para a realização concreta deproduções, que incluem videoclipes, filmes documentários e de ficção,registro de eventos culturais entre outros.Com este trabalho, o Curso de Audiovisual da Cufa abre espaço para a criaçãoe colabora para a inclusão desses jovens, na medida em que promove o acessodas camadas menos favorecidas da sociedade aos bens culturais e asferramentas da produção audiovisual, até então, destinados,fundamentalmente, às classes mais favorecidas.Como resultado deste processo educativo há a formação de alunosmultiplicadores de conhecimento, mais conscientes de sua imagem e das formaspossíveis de retratá-la. Dessa maneira, o trabalho desenvolvido pelo Cursode Audiovisual da Cufa atua na transformação e ampliação das perspectivasprofissionais e pessoais, já que além de promover a inserção no mercado detrabalho, contribui de forma determinante na elevação da auto-estima dosjovens.Além disso, outra importante conseqüência do trabalho é a formação de novasplatéias, tendo em vista que as produções integram circuitos de difusãoindependentes, bem como há a atuação na criação de novos espaços.
*O Festival -* O 3º Festival Consciência Hip Hop foi lançado no último dia16 e acontece em Cuiabá entre os dias 4 e 8 de setembro. Maior evento dogênero na região Centro-Oeste, reunirá pela primeira vez participantes dosestados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso."Queremos dar um caráter mais regional ao festival, uma cara mais deCentro-Oeste mesmo. O objetivo final é que possamos nos organizar e lutarpara que a cultura hip hop se desenvolva mais", explicou do DJ Taba, um dosorganizadores do evento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário