*Consciência Turismo*
Nos dias 4, 5 e 6, o *Consciência Turismo* levará estudantes secundaristas por uma viagem pelos principais trabalhos de graffiti expostos em Cuiabá, uma oportunidade de desvendar trabalhos artísticos e romper preconceitos. O roteiro começa no Núcleo Social Cufa, no bairro Jardim Vitória, onde os estudantes conhecerão o trabalho de inclusão digital realizado pela Cufa-MTno bairro. De lá, seguem para o bairro Alvorada, onde visitarão muros graffitados. A viagem termina na Praça da República, onde os estudantes farão workshops de break, graffiti e DJ.
*Consciência Filme*
Também nos dias 4, 5 e 6, no *Consciência Filme, *serão exibidos vídeos-clipes, curtas e longas metragens em escolas de Cuiabá e Várzea Grande e no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC). A programação acontece no período matutino e noturno e a entrada é gratuita. No roteiro, os filmes "Mina de Fé", "O Jeito Brasileiro de ser Português", "O Omelete" e "Neguinho e Kika", produzidos pelo grupo Nós do Morro, organização carioca do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro.
*Consciência Seminário*
Nos dias 7 e 8, haverá o *Consciência Seminário*, espaço de palestras e debates sobre temas como a produção cultural e independente, as leis de incentivo à cultura e as relações entre o Hip Hop e o poder público, entre outros. O secretário adjunto de Cultura do Distrito Federal, Beto Sales, é presença confirmada. Também comporão as mesas o secretário municipal deCultura, Mário Olímpio, o secretário estadual de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, o coordenador do Misc, Paulo Traven e o produtor cultural Pablo Capilé, do Espaço Cubo, além de representantes da CUFA de vários estados. Os debates acontecem no Clube Feminino, no Centro Histórico de Cuiabá. Ao final, as demandas serão sistematizadas e serão sugeridas políticas públicas para o setor.*Consciência Esporte*Para os fãs de basquete de rua e de skate, a programação estará no *Consciência Esporte*, também nos dias 7 e 8. A programação acontece à partir das 20 horas, na Praça Tradições Culturais, no bairro do Porto.
*Consciência Batalha*
Na mesma data, um palco alternativo na praça receberá o *Consciência Batalha *, onde MC's, DJ's, B. Boys e B. Girls de vários estados vão demonstrar suas habilidades artísticas, numa 'luta' pacífica.
*Feira Urbana*
Nos dias 7 e 8, o *Consciência Feira Urbana *vai aproximar artistas do cenário hip hop e seus fãs. Na feira, o público poderá comprar, direto com os músicos e a preços mais acessíveis, CDs, camisetas e outros produtos. No local também será feito trança afro.
*Shows gratuitos*
O grupo de rap africano Sevenlox será uma das atrações dos shows do Festival, que acontecem também na praça Tradições Culturais, à partir das 20 horas. O Sevenlox tocará no dia 7 e, no dia 8, será a vez do d*a banda SNJ-*Somos nós da Justiça, de São Paulo. Os shows contarão ainda com a participação de 40 grupos de rap de Goiás, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. A entrada é gratuita.
*Festival surgiu em 2005*
O Festival Consciência Hip Hop surgiu em 2005 com o objetivo de descentralizar e fomentar a arte crítica. Essa cultura é considerada hoje um dos instrumentos mais úteis de inclusão social no mundo. Promove a construção do conhecimento crítico através das manifestações artísticas dos jovens oprimidos, por meio do Graffiti (artes plásticas), MC (Música), DJ (Música), Break (dança) e Basquete de rua (Esporte).
No seu terceiro ano consecutivo, o festival já é considerado o maior evento da cultura Hip Hop da região Centro-Oeste. Mais informações: 3023 6026.