Oficinas do Projeto Consciência Hip Hop movimentam a região do Osmar Cabral

Crianças e adolescentes se apropriam das artes urbanas

Por Ederson Déka


Atividade na oficina de grafite

As oficinas do Projeto Consciência Hip Hop estão na sua reta final, mas hoje iremos falar de duas, em especial, a de DJ e Grafite.

Atividade na oficina de grafite

Elas integram os 4 elementos do movimento Hip Hop, e estão sendo ofertadas pelo projeto em dois lugares distintos,no CECC (Centro Esportivo e Cultural CUFA) bairro São João Del Rei,com as oficinas de DJ,sob responsabilidade do DJ Valenz,membro da CUFA Cuiabá e que acompanha o rapper Linha Dura nos shows pelo estado e Brasil. A oficina de na Escola São Judas Tadeu,bairro Osmar Cabral,tendo como instrutor Diogo Rodrigues (CUFA Cuiabá).

Turma da oficina de grafite

As duas oficinas estão colhendo frutos, pois um dos focos do Projeto Consciência Hip Hop é fazer uso das artes urbanas como agregador educacional, ferramenta de resgate social nas áreas de risco e também formação profissional.

Grafite

Segundo Diogo Rodrigues as oficinas na Escola São Judas Tadeu traz a tona aquilo que muitas pessoas já sabem. “Temos crianças muito talentosas na escola que precisam de um olhar diferenciado, pois elas estão em formação tanto física como cognitiva. Destaco isso porque hoje elas podem desenhar muito bem ter o interesse de aprofundar nesta arte, mas isto pode mudar se não apresentarmos o grafite, ou até mesmo o desenho, com uma possibilidade profissional, o que parece ser brincadeira auxilia na formação de futuros engenheiros, físicos, químicos, matemáticos e artistas”, comentou Diogo.


Jackson (camiseta branca) e Dj Valenz na oficina
DJ

O que era restrito a eventos de Hip Hop e Casas noturnas está sendo ensinado a adolescentes duas vezes por semana no Centro Esportivo e Cultural CUFA (CECC), bairro São João Del Rei.

“Fico muito feliz em poder passar o que aprendi para essa “molecada”, disse Dj Valenz com seu linguajar paulista. “Tenho certeza que eles serão bons profissionais e o mercado de trabalho nesta área é promissora”,ressalta Valenz.

Um dos alunos da oficina, Jackson Alves (16), já colocou em prática o que aprendeu na Copa Coca Cola, que aconteceu no último domingo no mini-estádio do CPA 1,onde a CUFA Cuiabá está desenvolvendo atividades extra-campo de Dj,grafite e break dance.

Assista o que rolou na oficina de DJ ontem (22):


Fique atento as nossas atualizações em breve estaremos começando novas turmas.

Informações: 9236-9763

Diário de um Grafiteiro

Os talentos estão na periferia

Breve comentário da Oficina de Grafite na Escola São Judas Tadeu,bairro Osmar Cabral - Projeto Cosciência Hip Hop 2011,nas palavras do instrutor Diogo Rodrigues.



Acompanhe um pouco o percurso metodológico das nossas oficinas e veja já alguns resultados.


Instrutor: Diogo Rodrigues Grafiteiro e Designer Gráfico da Central Única das Favales da Cuiabá (CUFA Cuiabá)

*Os desenhos ilustrativos são de alunos do projeto

Aula 4 - Ponto de Fuga


Projeto consciência Hip Hop 2011 - 11/08/2011

Nesta aula apresentei aos alunos perspectiva e ponto de fuga, como se utiliza e o quanto é necessário usar o ponto de fuga. Na sequência passamos para prática utilizando uma figura de forma básica (um quadrado ), pedi para os alguns marcarem um ponto na folha em qualquer parte ,desde que fosse fora do quadrado, após isso pedi para que ligassem os lados do quadrado neste ponto,assim eles puderam ter uma noção de como se faz o efeito na prática. Depois pedi para que colorissem o desenho, após colorirem dei outro exemplo de perspectiva criamos uma paisagem utilizando esse técnica,assim foi a aula deste dia.

Aula 5 - Letras Bomb



Projeto consciência Hip Hop 18/08/2011

Nesta aula apresentei o alfabeto Bomb para eles falei como, onde e quando surgiu este estilo de letras e como e onde os writer´s costumam aplicar eles , após a explicação pedi para que eles utilizando as letras do alfabeto, formassem os seus nomes,mas seguindo algumas “regrinhas” básicas para a formação, após eles terminarem pedi para que colorissem o desenho, já usando esse ponto como eixo de explicação para aplicação de alguns efeitos de pintura,como o degrade por exemplo, assim a aula terminou de uma forma lúdica e prazerosa.

Isso foi um pouco do que está rolando nas oficinas de Grafite do Projeto Consciência Hip Hop 2011,acompanhe nossas atualizações.


O Projeto


O Projeto Consciência Hip Hop foi apreciado e aprovado pelo Edital do Programa Mais Cultura de Apoio a Micropojetos voltado para municípios integrantes da Amazônia Legal e é executado em conjunto pela Secretaria de Articulação Institucional (SAL/Minc) e a Fundação Nacional das Artes (Funarte/Minc),com parceria do Banco da Amazônia (BASA) e Governo Estadual de Mato Grosso,que beneficiará jovens entre 17 e 29 anos.


Mais informações: 9236 9763