Seminário Consciência Hip Hop

Durante o Festival acontecerá a 1ª Reunião da Frente brasileira Hip Hop

Por Fernanda Quevedo

Alex Antunes estará no Festival Consciência Hip Hop 2009

O Festival Consciência Hip Hop configura-se como topo da cadeia produtiva do Hip Hop em nosso Estado, e, por conseguinte, tem a função de estimular a circulação, distribuição e consumo de artistas e agentes culturais envolvidos com essa linguagem. Assim, Rappers, Grafiteiros, bboys, djs reunir-se-ão em Cuiabá para qualificar ainda mais este processo.

O Seminário Consciência Hip Hop e a Reunião da Frente Brasileira Hip Hop, que acontecerão durante o Festival, contam com a presença de Alex Antunes, Jornalista, produtor e escritor, especializado em música e atualmente trabalha na Revista Rolling Stones; Cleiton Rocha dos Santos (KakkO), produtor Cultural e coordenador da CUFA de Uberlândia (MG) e Rodrigo Pelarosi Comunicador do Coletivo Massa Coletiva de São Carlos (SP).

Confira a Programação de Seminários:

Dia 05/12 – Sábado
14: 00h Seminário Alèx Antunes
16:00h Seminário Comunicação no Hip Hop com Jovem Pelarosi (SP)

Dia 06/12 – Domingo
09:00h Reunião Frente Brasileira Hip Hop
14:00h Seminário Sustentabilidade no Hip Hop com Pablo Capilé (MT)
16:00h Seminário Comunicação no Hip Hop com Jovem Pelarosi

Toda a programação do Festival acontecerá no Centro Esportivo Cultural CUFA, localizado na rua Dr. Meireles, Nº 2845

Festival Consciência Hip Hop inaugura Centro Esportivo Cultural CUFA

Depois do Festival, Ponto de Cultura Pixaim e Pelc serão alguns dos projetos a serm desenvolvidos no CECC

Por Fernanda Quevedo


O Festival Consciência Hip Hop será realizado entre os dias 05 e 06 de Dezembro deste ano, e marcará o lançamento do Centro Esportivo Cultural CUFA. Trata-se de um complexo onde projetos de cunho esportivo e cultural serão destinados a população do Bairro São João Del Rey, e mais cinco bairros do entorno: Santa Laura, Osmar Cabral, Tijucal, Liberdade e Novo Milênio, todos historicamente alijados do processo de desenvolvimento econômico, político, social e cultural cuiabano. O Festival é realizado pela Central Única das Favelas de Mato Grosso.

A cerimônia de lançamento terá início às 09 horas do dia 05, e a CUFA convoca a presença dos parceiros, autoridades e principalmente a comunidade, para a grande festa comunitária. Hoje o espaço conta com salas multi-uso, quadra esportiva, vestiário e um amplo espaço para o desenvolvimento de diversos projetos, como o Ponto de Cultura Pixaim e o Programa Esporte e Lazer nas Cidades (PELC).



O CECC é resultado de uma parceria entre a CUFA, os Ministérios de Esporte e Justiça e Prefeitura Municipal de Cuiabá. Agora com a obra pronta conta com desafios como tornar o espaço vivo com ações que contemplem o lazer, o acesso a cultura e a educação de todos os moradores da comunidade e redondezas. Sempre garantindo a infra-estrutura básica para o atendimento do cidadão.

A 5ª Edição do Festival Consciência Hip Hop, o maior do segmento da Região Centro Oeste, conta com dois dias de intensas atividades que vão desde oficinas, seminários, intervenções culturais, e é claro, os shows de Rap.



+ Confira a programação do Festival Consciência Hip Hop AQUI!

+ Veja as fotos da Construção do Centro Esportivo Cultural CUFA AQUI!

Festival Consciência Hip Hop lança Programação 2009

Entre os dias 05 e 06 de Dezembro deste ano, Cuiabá torna-se a capital do Hip Hop nacional. Trata-se da 5ª Edição do Festival Consciência Hip Hop, o maior do segmento da Região Centro Oeste. Serão dois dias de intensas atividades que vão desde oficinas, seminários, intervenções culturais, e é claro, os shows de Rap.

Os seminários prometem ótimos debates, especialmente no que tange a organização do Movimento Hip Hop no país. Artistas e produtores estarão em solo cuiabano para reunião ordinária da Frente Brasileira do Hip Hop, contando com a participação de 8 estados confirmados, além de diversos municípios do interior. Paralela a estas atividades acontecem ainda o Lançamento do Centro Esportivo Cultural CUFA no Bairro São João Del Rey, intervenções de grafite, oficinas de Dj e no período noturno os shows de rap.


Ataque Beliz vencedor do RPB Festival se apresenta pela 1ª vez em Cuiabá

O Seminário da Frente Brasileira do Hip Hop iniciarão as atividades no período vespertino, com o debate “Comunicação no Hip Hop” às 13 horas. Nesta, Rodrigo Palerosi, do Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura Massa Coletiva (São Carlos - SP) e Ahmad Jarrah, da CUFA serão os mediadores do debate.

Em seguida, as 16 horas, a “Circulação na Cadeia Produtiva no Hip Hop”, será o tema em questão, cujo debate será mediado pelo rapper Linha Dura da CUFA. Outro tema ser discutido será o de “Sustentabilidade no Hip Hop”, o qual acontecerá no domingo as 16 horas, e será mediado pelo Coordenador do Espaço Cubo Pablo Capilé. A programação conta ainda com oficina de Dj, com os Dj’s Gio (MS) e Magão.


Erick Flow Man de Goiás se apresenta no 2º dia do Festival

Isso sem falar da programação de shows, que conta com 18 grupos de rap de todos o pais, dentre eles estão Ataque Beliz, vencedor do RPB Festival 2008, Arcanjos Ras (SP), Erick Flow Man (GO), Fungos Funk (SP), e Caracará na Viagem (RN).

Confira a programação de shows!

05/12 - Sábado 19:00h
MANO CARECA (MT) http://www.myspace.com/conscienciahiphop

19:25h - ATOS 29 (MT) http://www.myspace.com/conscienciahiphop

19:50h - WESLEY DUGUETO (MT) http://www.myspace.com/conscienciahiphop

20:15h - FASE TERMINAL (MS) http://www.myspace.com/faseterminal

20:50h - 288 FDK (MT) http://www.myspace.com/conscienciahiphop

21:15h - FUNGOS FUNK (SP) http://www.myspace.com/fungosfunk
21:50h - EKO (GO) http://www.myspace.com/ekom79

22:25h - ATAQUE BELIZ (DF) http://www.myspace.com/ataquebeliz



06/12 – Domingo

18:30h – CONTROVERSIA (MT) http://www.myspace.com/conscienciahiphop

18:55h – ALTOS E MAIXOS (MT) http://www.myspace.com/conscienciahiphop
19:20h – DEMOSNTRO (MT) http://www.myspace.com/conscienciahiphop

19:45h – ERICK FLOW MAN (GO) http://www.myspace.com/erickflowman

20:20h – CARCARA NA VIAGEM (RN) http://www.myspace.com/carcaranaviagem

20:55h – ARCANJO (SP) http://www.myspace.com/arcanjoras
21:30h – FREE MIND (MT) http://www.myspace.com/conscienciahiphop

21:45h - LINHA DURA (MT) http://www.myspace.com/linhadura