CUFA em plena produção do Festival Consciência 2009

Foto: Consciência Hip Hop ano passado


A pouco mais de um mês do festival a produção anda a todo vapor para a realização da 5ª edição do Festival Consciência Hip Hop, que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, com entrada franca e contando com algumas novidades.

A primeira delas é que o festival deixa a região central e volta a atuar diretamente nos bairros e comunidades periféricas de Cuiabá. A edição deste ano será realizada no recém construído Centro Esportivo e Cultural da CUFA, que será inaugurado na ocasião.

O Centro Esportivo e Cultural da CUFA (CECC) situa-se no bairro São João Del Rey, numas das regiões de menor IDH da capital. Além do bairro, o CECC ainda atinge outros 5 bairros na sua área de entorno, sendo eles: Santa Laura, Osmar Cabral, Tijucal, Liberdade e Novo Milênio, todos historicamente alijados do processo de desenvolvimento econômico, político, social e cultural cuiabano.

Além da inauguração do Centro Esportivo e Cultural da CUFA e da volta do Festival Consciência Hip Hop aos bairros, outra grande novidade é a inserção de novas frentes de trabalho da CUFA na produção, sendo o projeto Pixaim o de maior visibilidade. Através do projeto o público do Festival terá acesso a oficinas de tranças afro, customização de roupas, além de poder desfrutar destes serviços durante a realização do evento.

Os seminários também prometem ótimos debates, especialmente no que tange a organização do movimento hip hop no país. Artistas e produtores do hip hop estarão em solo cuiabano para reunião ordinária da Frente Brasileira do Hip Hop, contando com a participação de 8 estados confirmados, além de diversos municípios do interior.

Prosseguindo com a programação serão realizadas duas batalhas estaduais, de Break e de MC, contando com a participação de jurados de outros estados. Os b.boys estarão chegando à capital através de dois ônibus locados, um saindo de Barra do Garças e outro de Peixoto de Azevedo. A expectativa é que 80 dançarinos do interior participem do evento.

E como de praxe acontecerá a tradicional intervenção de graffiti, contando com a participação de grafiteiros consagrados em outros estados que elegerão muros e grafitarão painéis pela cidade, além de realizarem oficinas com interessados.

Para fechar a programação ainda terão apresentações e disputas de basquete de rua na quadra do Centro Esportivo e Cultural da CUFA, que conta com toda a estrutura necessária para a realização de eventos esportivos e culturais, como quadra de esportes, arquibancada, banheiros com chuveiros e vestiário, bebedouros, auditório e salas climatizadas para reuniões, cursos e oficinas.

Maiores informações através do telefone (65) 3023-8192