Oficina de Break em Ponto de Cultura


Nos dias 12 e 13 de janeiro foi realizada a primeira oficina de break em Pirenópolis Goiás, no Ponto de Cultura COEPI (Comunidade Educacional de Pirenopolis).

O projeto foi realizado pela Pedagoga e professora de dança da Coepi, Cíntia Salviano Ferreira e pelo dançarino Alan Jhone Moreira, mais conhecido como b.boy Papel, integrante do grupo Df Zulu Breakers de Brasília.

A oficina contou com a participação de 30 crianças e adolescentes em situação de risco, entre 8 e 17 anos, todos moradores da comunidade carente do Alto do Bonfim.

A iniciativa de se criar essa oficina surgiu através do contato que a professora Cíntia já tinha com essas crianças e de observações que ela fez da crescente marginalidade nesse meio, além do ócio, pelo fato da cidade não oferecer muitas opções culturais para crianças e jovens; meninos esses com talentos natos.

O sucesso da oficina fez com que os coordenadores da mesma tivessem a idéia de montar um grupo de hip hop com os envolvidos, sendo que para isso, as oficinas se tornarão permanentes, e serão ministradas de quinze em quinze dias no espaço oferecido pelo Ponto de Cultura, que apóia e valoriza intenções como essa.

O grupo que ainda está em formação, já foi convidado à participar de dois eventos que acontecerão em fevereiro de 2008 na cidade e para isso professor e alunos já estão montando sua primeira coreografia com enfoque especial sobre temas sociais.

Pirenópolis e a coordenadora Cíntia Salviano Ferreira agradecem a colaboração da imprensa, o grupo Df Zulu Breakers representado pelo b.boy Papel que ministra as oficinas gratuitamente, e a Coepi que muito tem feito pela desenvolvimento cultural de nossa cidade.

Conheça um pouco dos profissionais que trabalham no Projeto Consciência HIp Hop da CUFA


Desta vez, o Núcleo de Comunicação da CUFA entrevistou Ronaldo Silva.
Recentemente em Cuiabá, Ronaldo atuava na base da CUFA em Sinop.

Aqui ele é instrutor de Break e MC no Centro sócio Educativo Complexo Pomeri e também no Bairro Jardim Vitória.

Além de instrutor, Ronaldo atua no Núcleo de Comunicação, atualizando o site e blog’s da CUFA, e também é locutor do Programa Hip Hop Fora do Eixo na rádio CPA fm.

Ronaldo trabalha com projetos sociais há 13 anos em Sinop, mas disse que em apenas três anos de CUFA ele conseguiu realizar muito mais, na cultura Hip Hop. O trabalho executado por Ronaldo, exige muita disciplina e profissionalismo, já que as responsabilidades são grandes.

No Pomeri ele encara as aulas como possibilidade de mudanças pessoais e também para aqueles que estão lá. “È muito valioso o trabalho lá, uma experiência de aprendizado única”, comenta Ronaldo.

Já na sua atuação como comunicador Ronaldo diz que é gratificante. “Comunicar-se com outras pessoas, manter as pessoas informadas,é uma satisfação”, comenta.

Assim é o trabalho na CUFA: oportunidade de crescimento profissional e também um trabalho coletivo que beneficia muitas pessoas.

Conheça um pouco mais do Projeto Consciência Hip Hop. È só acessar www.cufamt.org.br/projetos.



Se liguem:


Vem ai SELETIVA ESTADUAL DE BASQUETE DE RUA 2008.

Se voçe joga basquete de rua, já pode começar a se movimentar para a SEBAR 2008.

Fiquem atent@s para as datas de isncrições que em breve serão divulgadas pelo www.sebar.blogspot.com.

Caso voçe não saiba o Programa Consciência Hip Hop atende as comunidades com aulas gratuitas de basquete de rua e também outros elementos do Hip Hop, no Bairro Jardim Vitória.

As aulas são ministradas pelo professor Marcelo Henrique, mais conhecido como Sanito.

Os horários são:

  • das 13h as 15h, todas as quartas-feira na base da Policia Comunitária do Bairro Jardim Vitória


  • das 08h as 11h , aos sabados na Escola Senhorinha Alves, também no Bairro Jardim Vitória.